Educação ambiental e decolonialidade na construção de um pensamento socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7825Palavras-chave:
Decolonialidade, Educação Ambiental, Pensamento CríticoResumo
Desde o início da humanidade o ser humano sempre teve uma estreita relação com a natureza, contudo, com o passar do tempo essa relação que antes era mútua passou a ficar de lado e uma racionalidade ligada ao poder e aos benefícios que o meio natural traria ao ser humano começou a tomar espaço na formação da concepção, visão e relação “Homem”/Natureza. Para, tanto, partindo do contexto de problemáticas ambientais resultantes do processo de colonização, o presente trabalho traz consigo a importante discussão, sendo, a Decolonialidade e a Educação Ambiental como formas de abordagem que auxiliem na construção de um pensamento voltado para a preservação do meio ambiente. Para tanto o referencial teórico que aqui foi abordado trata-se de uma seleção de textos, que foram trabalhados na disciplina de América Latina e Desenvolvimento, ministrada no curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco, possibilitando fundamentar essa discussão que margeia as relações e a construção supracitada, tornando-se, este, um ato de reflexão, frente ao atual cenário das problemática ambientais.
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