Educação ambiental e decolonialidade na construção de um pensamento socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7825

Palavras-chave:

Decolonialidade, Educação Ambiental, Pensamento Crítico

Resumo

Desde o início da humanidade o ser humano sempre teve uma estreita relação com a natureza, contudo, com o passar do tempo essa relação que antes era mútua passou a ficar de lado e uma racionalidade ligada ao poder e aos benefícios que o meio natural traria ao ser humano começou a tomar espaço na formação da concepção, visão e relação “Homem”/Natureza. Para, tanto, partindo do contexto de problemáticas ambientais resultantes do processo de colonização, o presente trabalho traz consigo a importante discussão, sendo, a Decolonialidade e a Educação Ambiental como formas de abordagem que auxiliem na construção de um pensamento voltado para a preservação do meio ambiente. Para tanto o referencial teórico que aqui foi abordado trata-se de uma seleção de textos, que foram trabalhados na disciplina de América Latina e Desenvolvimento, ministrada no curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco, possibilitando fundamentar essa discussão que margeia as relações e a construção supracitada, tornando-se, este, um ato de reflexão, frente ao atual cenário das problemática ambientais.

Biografia do Autor

  • Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Bacharelado em Informática (1994) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; mestrado em Informática Industrial (1998) pelo CEFET-PR; e doutorado em Informática na Educação (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio sanduíche no Laboratório de Informática de Grenoble, França, 2007/2008.  Funções ATUAIS: Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, lotado no Departamento Acadêmico de Informática; Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

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Publicado

2025-09-10

Como Citar

CARNEIRO ALVES, Marcos Henrique; PONTAROLO, Edilson. Educação ambiental e decolonialidade na construção de um pensamento socioambiental. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. 00, p. e025034, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18i00.7825. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7825. Acesso em: 6 dez. 2025.