A educação participativa para a cidadania e justiça socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7842

Palavras-chave:

Educação, Paulo Freire, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O presente relato de experiência almeja contribuir nas análises das relações entre os elementos da dialogicidade na vertente do pensamento freireano, suas contribuições para a promoção da cidadania e o comprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável. O público-alvo da análise são estudantes de duas turmas do 4º do Ensino Fundamental I e Educação Integral de Tempo Ampliado, de uma Escola Municipal da cidade de Curitiba. Foi desenvolvida uma estratégia pedagógica com uma fase de sensibilização para a temática da cidadania, a segunda fase com a apresentação dos meios do exercício da cidadania pelo voto, e a terceira com a proposição de solução para um problema identificado na escola. Nesse cenário, o que se buscou foram compreensões que corroboram com as práticas educacionais aplicadas, a fim de promover a possibilidade de entendimento dos elementos que envolviam os desafios socioambientais da escola. As ações que visaram promover a solução emergiram do estudo da problematização: Como desenvolver as concepções de cidadania com estudantes a partir do movimento dialógico na perspectiva de Paulo Freire, visando a educação participativa para a cidadania e justiça socioambiental? O resultado para a solução do desafio gerou o movimento de ações coletivas em perspectiva da democracia, cidadania e justiça social. Essas ações suscitaram princípios para a educação participativa voltada ao exercício da cidadania e justiça social, vinculada aos processos de aprendizagem em harmonia com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade (ODS 4); Paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16), da Organização das Nações Unidas (ONU), na agenda 2030.

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Publicado

2025-09-10

Como Citar

SILVA, Camila Renata Texeira de Souza da; MARTINS, Débora Ferreira; VAN KAICK, Tamara Simone. A educação participativa para a cidadania e justiça socioambiental. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. 00, p. e025035, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18i00.7842. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7842. Acesso em: 6 dez. 2025.