Estudo documental sobre horta escolar como proposta de metodologia ativa para crianças com necessidades especiais no contexto da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7843Palavras-chave:
Inclusão, . Macrotendências, Práticas Pedagógicas, Educação AmbientalResumo
Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva, que objetivou analisar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas com hortas no contexto da Educação Ambiental, na modalidade de Educação Especial com enfoque nas características das metodologias ativas, a partir de artigos científicos coletados nas bases: Google Acadêmico, Scopus, Web Of Science, Scielo e CAPES, na última década. Para tanto, a busca foi organizada a partir dos descritores: horta, metodologia ativa, educação ambiental e educação especial. Dessa forma, o trabalho buscou tecer uma discussão acerca de como as metodologias ativas por meio da horta podem ser uma ferramenta norteadora para a melhora na aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Os artigos buscados foram selecionados com base na macrotendência que atuavam, sendo elas conservadora, pragmática ou crítica, e também nas características das metodologias ativas em relação aos benefícios para Educação Especial. Dessa forma, os resultados apontaram principalmente relatos de experiências, trazendo a horta como ferramenta de ensino e conclui-se que os trabalhos analisados neste texto, trazem práticas conservadoras e pragmáticas de Educação Ambiental com participação ativa dos estudantes.
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