Estudo documental sobre horta escolar como proposta de metodologia ativa para crianças com necessidades especiais no contexto da Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7843

Palavras-chave:

Inclusão, . Macrotendências, Práticas Pedagógicas, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva, que objetivou analisar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas com hortas no contexto da Educação Ambiental, na modalidade de Educação Especial com enfoque nas características das metodologias ativas, a partir de artigos científicos coletados nas bases: Google Acadêmico, Scopus, Web Of Science, Scielo e CAPES, na última década. Para tanto, a busca foi organizada a partir dos descritores: horta, metodologia ativa, educação ambiental e educação especial. Dessa forma, o trabalho buscou tecer uma discussão acerca de como as metodologias ativas por meio da horta podem ser uma ferramenta norteadora para a melhora na aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Os artigos buscados foram selecionados com base na macrotendência que atuavam, sendo elas conservadora, pragmática ou crítica, e também nas características das metodologias ativas em relação aos benefícios para Educação Especial. Dessa forma, os resultados apontaram principalmente relatos de experiências, trazendo a horta como ferramenta de ensino e conclui-se que os trabalhos analisados neste texto, trazem práticas conservadoras e pragmáticas de Educação Ambiental com participação ativa dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Pamela Eduarda Lopes dos Santos Rezena, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Mestranda em Ensino de Ciencias e Matemática, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Dois Vizinhos

  • Daniela Macedo de Lima , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Docente da Universidade Federal do Paraná 

    Doutora em Agronomia 

  • Luciana Boemer Cesar Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná 

    Doutora em Ensino de Ciências e Tenologia 

     

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Publicado

2025-09-10

Como Citar

REZENA, Pamela Eduarda Lopes dos Santos; LIMA , Daniela Macedo de; PEREIRA, Luciana Boemer Cesar. Estudo documental sobre horta escolar como proposta de metodologia ativa para crianças com necessidades especiais no contexto da Educação Ambiental. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. 00, p. e025037, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18i00.7843. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7843. Acesso em: 6 dez. 2025.