Evidências de macrotendências de Educação Ambiental e propostas pedagógicas da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7846

Palavras-chave:

Conservador, Pragmática, Crítica, Meio Ambiente, Crianças

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar os indícios das macrotendências de educação ambiental em propostas pedagógicas da educação infantil. O corpus desta análise se constitui a partir do desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa-Ação (PA), realizado em um município do Estado do Paraná. Optou-se pela metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). O desenvolvimento do referido projeto trouxe novas perspectivas com relação à Educação Ambiental. As ações  desenvolvidas (professores, crianças e  familiares), envolveram algumas temáticas que corroboram para o desenvolvimento e noções de sustentabilidade, bem como a preservação do meio ambiente, sabendo que este requer cuidado e proteção. Foi possível perceber ao longo do estudo que as Macrotendências se relacionam entre si, contudo as  Macrotendências Pragmática e Conservadora sobressaem com relação a Macrotendência Crítica, pois está esteve ausente na descrição dos professores. O desenvolvimento do referido projeto trouxe novas perspectivas com relação à Educação Ambiental. Concluímos que a formação continuada pode ser um dos caminhos para ampliar as discussões referentes às Macrotendências aqui apresentadas, principalmente pela necessidade de implementar uma Educação Socioambiental Crítica desde a primeira infância.

Biografia do Autor

  • Alesandra Rafael de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Discente no Programa de Pós-Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica - Doutorado Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Área de concentração: Ensino, Aprendizagem e Mediações, na linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores em Ensino de Ciências e Matemática, sob a orientação do Dr. João Amadeus Pereira Alves. Ênfase na abordagem: Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sociedade (CTSA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná- PPGECM/UFPR (2020), na Linha de Pesquisa: História, Sociologia e Filosofia da Ciência. Ênfase na Natureza da Ciência e Divulgação Científica. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2009). Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Claretiano (2022). Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela Universidade Barão de Mauá (2012). Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana pelo Estado de São Paulo (2022). Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de Curitiba e como professora na Educação Básica. Tem experiência docente na área de Educação (Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Infantil), ênfase na Coordenação Pedagógica. Membro participante no GT3 da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.

  • Daniela Macedo de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Paraná e Doutora em Ciências (Agronomia - Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná. É professora da UTFPR Campus Dois Vizinhos desde o ano de 2009, ministrando aulas nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Morfologia Vegetal e Fisiologia do Crescimento e Desenvolvimento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação vegetativa (micropropagação, estaquia, alporquia). Atualmente é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

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Publicado

2025-09-10

Como Citar

SANTOS, Ana Carolina Aparecida dos; RAFAEL DE OLIVEIRA, Alesandra; MACEDO DE LIMA, Daniela. Evidências de macrotendências de Educação Ambiental e propostas pedagógicas da Educação Infantil. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. 00, p. e025033, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18i00.7846. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7846. Acesso em: 6 dez. 2025.