Evidências de macrotendências de Educação Ambiental e propostas pedagógicas da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7846Palavras-chave:
Conservador, Pragmática, Crítica, Meio Ambiente, CriançasResumo
O presente trabalho tem por objetivo verificar os indícios das macrotendências de educação ambiental em propostas pedagógicas da educação infantil. O corpus desta análise se constitui a partir do desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa-Ação (PA), realizado em um município do Estado do Paraná. Optou-se pela metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). O desenvolvimento do referido projeto trouxe novas perspectivas com relação à Educação Ambiental. As ações desenvolvidas (professores, crianças e familiares), envolveram algumas temáticas que corroboram para o desenvolvimento e noções de sustentabilidade, bem como a preservação do meio ambiente, sabendo que este requer cuidado e proteção. Foi possível perceber ao longo do estudo que as Macrotendências se relacionam entre si, contudo as Macrotendências Pragmática e Conservadora sobressaem com relação a Macrotendência Crítica, pois está esteve ausente na descrição dos professores. O desenvolvimento do referido projeto trouxe novas perspectivas com relação à Educação Ambiental. Concluímos que a formação continuada pode ser um dos caminhos para ampliar as discussões referentes às Macrotendências aqui apresentadas, principalmente pela necessidade de implementar uma Educação Socioambiental Crítica desde a primeira infância.
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