Educação ambiental e interdisciplinaridade
análise do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da UTFPR Dois Vizinhos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7866Palavras-chave:
Formação Ambiental, Saber Ambiental, Complexidade, Interdisciplinaridade, Curso SuperiorResumo
A Educação Ambiental, em especial no ensino superior, é um tema que deve ser tratado com especial importância. O Brasil é um proeminente país quando o assunto é ambiente e educação ambiental, visto suas proporções e os diferentes papéis que desempenha na esfera mundial. O presente trabalho tem o propósito de fazer um breve apanhado histórico dos principais eventos e normativos que tratam do tema e em seguida analisar o projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Procura verificar se o assunto está previsto no curso e a forma como ele é ministrado, em quantas unidades curriculares está prevista a educação ambiental, bem como se há outras formas de disseminação desse conhecimento. Além disso, verificar se questões como interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade estão presentes, buscando agregar à formação acadêmica os critérios do pensamento complexo e da visão holística inerentes a Educação Ambiental a nível de educação superior.
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