Educação ambiental e interdisciplinaridade

análise do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da UTFPR Dois Vizinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7866

Palavras-chave:

Formação Ambiental, Saber Ambiental, Complexidade, Interdisciplinaridade, Curso Superior

Resumo

A Educação Ambiental, em especial no ensino superior, é um tema que deve ser tratado com especial importância. O Brasil é um proeminente país quando o assunto é ambiente e educação ambiental, visto suas proporções e os diferentes papéis que desempenha na esfera mundial. O presente trabalho tem o propósito de fazer um breve apanhado histórico dos principais eventos e normativos que tratam do tema e em seguida  analisar o projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Procura verificar se o assunto está previsto no curso e a forma como ele é ministrado, em quantas  unidades curriculares está prevista a educação ambiental, bem como se há outras formas de disseminação desse conhecimento. Além disso, verificar se questões como interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade estão presentes, buscando agregar à formação acadêmica os critérios do pensamento complexo e da visão holística inerentes a Educação Ambiental a nível de educação superior.

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Publicado

2025-09-10

Como Citar

BARON, Jean Carlo Nogueira; MELLO, Nilvânia Aparecida de. Educação ambiental e interdisciplinaridade: análise do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da UTFPR Dois Vizinhos. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. 00, p. e025036, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18i00.7866. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7866. Acesso em: 6 dez. 2025.