Educação ambiental na educação infantil
um estudo bibliométrico na Revista Brasileira de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7867Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas, Macrotendências Político-PedagógicasResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas de Educação Ambiental, na etapa de Educação Infantil a partir de artigos científicos coletados na Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), os documentos escolhidos para a realização dessa análise são do período que compreende os anos de 2019 a 2023. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva com análise bibliométrica. Os artigos foram avaliados e classificados, e dos trinta e cinco textos encontrados, sete deles foram categorizados e analisados quanto às macrotendências: conservadora, pragmática e crítica, segundo a classificação de Layrargues e Lima (2011; 2014). Os resultados da pesquisa apontam que a maior parte das práticas realizadas na Educação Infantil com relação à Educação Ambiental se encaixam na macrotendência conservadora. Sendo assim, conclui-se que é necessária a reflexão e entendimento dos professores sobre as concepções de Educação Ambiental, para que suas práticas pedagógicas não sejam somente conservadoras, mas também críticas, ajudando a desenvolver o senso crítico das crianças desde cedo.
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