Negacionismo científico em pautas educacionais

desafios para o ensino de Ciências e Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7909

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Negacionismo Científico, BNCC e Formação de Professores de Ciências e Biologia

Resumo

Discutimos neste artigo algumas reflexões que foram construídas em uma oficina realizada no VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, na cidade Uberaba- MG, no intuito de discutir possibilidades de o ensino de ciências e biologia no enfrentamento do negacionismo científico. Ao longo do texto, propomos um diálogo com produções do campo de Educação em Ciências que têm se debruçado nesse assunto sob diferentes vertentes para examinar como políticas curriculares que operam nas diversas esferas educacionais em nosso país se posicionam nesse debate. A análise sugere que dimensões curriculares, nelas incluídas a formação docente, são partes cruciais para   o enfrentamento do negacionismo. Ademais, quando as orientações curriculares seguem um viés aplicacionista e ligado a concepção de habilidades e competências, elas ameaçam a aprendizagem científica como processo sócio-histórico que criticamente reconhece o valor do conhecimento científico, necessário para o combate ao negacionismo.

Biografia do Autor

  • Bruno Venancio, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Meus interesses de pesquisa são do campo de formação de professores de Ciências e Biologia, Currículo e disciplinas escolares Ciências e Biologia.

  • Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense

    Professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Science Education pela University of East Anglia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq).

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

VENANCIO, Bruno; SELLES, Sandra Escovedo. Negacionismo científico em pautas educacionais: desafios para o ensino de Ciências e Biologia. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.1, p. e025028, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.1.7909. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7909. Acesso em: 6 dez. 2025.