Negacionismo científico em pautas educacionais
desafios para o ensino de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7909Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Negacionismo Científico, BNCC e Formação de Professores de Ciências e BiologiaResumo
Discutimos neste artigo algumas reflexões que foram construídas em uma oficina realizada no VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, na cidade Uberaba- MG, no intuito de discutir possibilidades de o ensino de ciências e biologia no enfrentamento do negacionismo científico. Ao longo do texto, propomos um diálogo com produções do campo de Educação em Ciências que têm se debruçado nesse assunto sob diferentes vertentes para examinar como políticas curriculares que operam nas diversas esferas educacionais em nosso país se posicionam nesse debate. A análise sugere que dimensões curriculares, nelas incluídas a formação docente, são partes cruciais para o enfrentamento do negacionismo. Ademais, quando as orientações curriculares seguem um viés aplicacionista e ligado a concepção de habilidades e competências, elas ameaçam a aprendizagem científica como processo sócio-histórico que criticamente reconhece o valor do conhecimento científico, necessário para o combate ao negacionismo.
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