Narrativas autobiográficas

reflexões acionadas em um ateliê biográfico com professores de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7911

Palavras-chave:

Método Biográfico, Formação de Professores, Pesquisa-Formação, Ensino de Biologia

Resumo

O objetivo desse texto é socializar reflexões advindas da oficina "Narrativas autobiográficas e os processos de investigação e formação de professores de biologia" ministrada em 2023 no VI Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO) da Regional 4 (MG/GO/DF/TO) e se justifica como uma forma de contribuir para o enraizamento dos estudos (auto)biográficos no campo da Educação e Ensino de Biologia. O interesse por essa temática emerge da adesão ao enfoque do método biográfico nas práticas de formação e pesquisa realizadas pelos autores, que culminou na composição de um Ateliê biográfico estruturado em três momentos: 1° - escrita de uma (mini)narrativa; 2°- diálogo com referenciais teóricos sobre pesquisa (auto)biográfica; 3° socialização/partilha da narrativa autobiográfica. No texto destacamos as potencialidades das narrativas autobiográficas para os processos formativos e investigativos de docentes de Biologia. Ao propor a construção de conhecimento de forma compartilhada em uma relação horizontal entre sujeitos envolvidos, valoriza-se as subjetividades e a intersubjetividade para compreender a formação e os fenômenos educativos.

Biografia do Autor

  • Gustavo Lopes Ferreira, Instituto Federal Goiano

    Doutor em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação e Graduado em Ciências Biológicas pela UFU. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Referências

BARBIER, René. Pesquisa-ação. Brasília: Líber Livros, 2007.

BARREIRO, Cristhianny Bento; ERBS, Rita Tatiana Cardoso. Métodos, metodologias e teorias nas pesquisas em educação: explorando sentidos das narrativas. In: BRAGANÇA, I. F. S.; FERREIRA, M. S. (Orgs.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, p. 67-79, 2016.

BOLÍVAR, Antonio. Las historias de vida del profesorado: voces y contextos. Revista mexicana de investigación educativa, v. 19, n. 62, p. 711-734, 2014.

BOLÍVAR, Antonio. “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v.1, n. 4, p. 41-62, 2002a.

BOLÍVAR, Antonio (Org.). Profissão professor: o itinerário profissional e construção da escola. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In: ABRAHÃO, M. H. M. B.; CUNHA, J. L.; BÔAS, L. V. (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, p. 65-82, 2018.

BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2002.

DE LA FUENTE, Lili Ochoa. Como editar pedagogicamente los relatos de experiências? Buenos Aires: Fundación Laboratorio de Políticas Públicas, 2007.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Experiencia y formación: biografización, biograficidad y heterobiografía. Revista mexicana de investigación educativa, v. 19, n. 62, p. 695-710, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-536, set.-dez., 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e pesquisa, v. 32, n. 2, p. 359-371, 2006.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método autobiográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, p. 31- 58, 2010.

FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010a.

NÓVOA, António. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Ed., 2013.

NÓVOA, António. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, p. 155-188, 2010.

NÓVOA, António. Nada substitui um bom professor. São Paulo: SINPRO-SP, 2007.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 11-20, 1999.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto) biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativa, experiência y reflexión autobiográfica: por una epistemologia del sur en educación. In: ARANGO, G. J. M. (Comp.). Narrativas de experiência en educación y pedagogia de la memória. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial FFyL de la Universidad de Buenos Aires, p. 69-87, 2015.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, v. 34, n. 2, 2011.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa, t. I. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

SUÁREZ, Daniel. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas como estrategia de indagación-acción-formación de docentes. In: PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C. (Orgs). Memoria docente, investigación y formación. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, p. 131-152, 2010.

Downloads

Publicado

2025-09-09

Como Citar

FERREIRA, Gustavo Lopes; DIAS, Deise Barreto. Narrativas autobiográficas: reflexões acionadas em um ateliê biográfico com professores de Biologia. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.1, p. e025030, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.1.7911. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7911. Acesso em: 6 dez. 2025.