O regime enunciativo na prova de redação do ENEM
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v10i1.5043Palavras-chave:
Escrita, regime enunciativo, redação ENEM.Resumo
Neste artigo, problematizamos o funcionamento da argumentação na prova de redação do ENEM. Para tanto, analisamos, sob a perspectiva teórica de Emile Benveniste, a proposta de redação do ENEM 2016, bem como uma produção textual escrita. Assumimos que a argumentação na redação do ENEM compreende, para além da defesa de um ponto de vista, por meio do manejo da língua escrita e da mobilização de certo repertório, uma elaboração textual em função do regime enunciativo instituído na e pela proposta de redação da prova. Esse regime está relacionado aos textos motivadores que determinam a orientação argumentativa do texto a ser produzido. Na análise, mostramos que a argumentação nessa prova está marcada por uma injunção coercitiva que imprime diretrizes a serem observadas no texto produzido, a fim de que este seja bem avaliado. Assim, argumentar na prova de redação do ENEM não é “defender seu ponto de vista”, mas o ponto de vista implicado no regime enunciativo estabelecido na e pela prova.
Referências
AGUSTINI, Cármen Lúcia Hernandes; LEITE, João de Deus. (2018). Dos relatos reflexivos do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: a questão do regime enunciativo. In: Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 21, n. 3, p. 346-366, dez. 2018.
BENVENISTE, Émile. (1970). O aparelho formal da enunciação. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. 2.ed. Tradução de Eduardo Guimarães et.al. Campinas: Pontes Editores, 2006, p. 81-90
BENVENISTE, Émile. Últimas aulas no Collège de France (1968 e 1969). Tradução Daniel Costa da Silva et al Paris: 1.ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. INEP. Redação no ENEM 2016. Cartilha do Participante, Brasília, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. INEP. Redação no ENEM 2017. Cartilha do Participante, Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 06 Set. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, s/d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf. Acesso em: 06 Set. 2019.
COSTA E SILVA, Carmem Luci; ENDRUWEIT, Magali Lopes. O oral e o escrito sob o viés enunciativo: reflexões metodológicas. In: ReVEL, v. 9, n. 16, 2011. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_16_o_oral_e_o_escrito_sob_o_vies_enunciativo.pdf. Acesso em: 25 Ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Sell
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index