Memória da violência “dos” indígenas nA Matutina Meyapontense
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v12i2.6361Palavras-chave:
Memória, Léxico, In´dígenaResumo
O presente trabalho faz uma análise de excertos do jornal goiano A Matutina Meyapontense, com o objetivo de conhecer como nele foram tratados os indígenas. Neste intuito, selecionamos o campo lexical “violência” e elencamos algumas ocorrências em que o jornal traz construções referentes a práticas que teriam sido cometidas pelos indígenas; por outro lado, foram inventariadas ocorrências em que a violência contra os indígenas também se faz registrar. Possíveis motivações são dadas nas páginas do jornal que justificam as práticas de violências e corroboram para a construção do imaginário popular registrada na historiografia goiana, contribuindo com a memória de violência “dos” indígenas. Há que se pensar em como foi construído um “léxico de violência” para o indígena e a quem interessava essa representação; os interesses que permeavam as decisões tomadas quanto à ocupação das terras e aos processos de aldeamentos, conforme se vê no inventário léxico dA Matutina. Os resultados da pesquisa são discutidos à luz de referenciais teóricos do campo dos estudos da linguagem, que se dedicam ao estudo da comunidade social a partir dos seus aspectos linguísticos, com vistas a perceber as nuances depreendidas pelos discursos dos conselheiros e redatores desse jornal que circulou entre 1830 e 1834.
Referências
ABAURRE, Maria Bernadete Marques. Entrevista. In: XAVIER, Antonio Carlos; CORTEZ, Suzana (orgs.). Conversas com lingüistas: virtudes e controvérsias da lingüística. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ALENCASTRE, José Martins Pereira de. Anais da Província de Goiás (1863). Brasília:
Gráfica Ipiranga, 1979.
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na História do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
A MATUTINA MEIAPONTENSE [1830-1834]. Governo de Goiás - AGEPEL - Agência de Cultura Pedro Ludovico Teixeira. Goiânia: 2000.
BARBOSA, Maria Aparecida. Lexicologia, lexicografia, terminologia, terminografia, identidade científica, objeto, métodos, campos de atuação. In: Anais do II Simpósio Latino-Americano de Terminologia. I Encontro Brasileiro de Terminologia Técnico-Científica. Brasília, 1990. p. 152-158.
COSTA, Marcos. A história do Brasil para quem tem pressa. Rio de Janeiro: Valentina, 2016.
CUNHA, Manuela Carneiro da. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
DE PAULA, Maria Helena; ALMEIDA, Mayara Aparecida Ribeiro de; REZENDE, Rayne Mesquita de. Língua, cultura e léxico: confluências entre Lexicografia e Filologia. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, p. 7–28, 2016. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16564. Acesso em: 18 jan. 2024.
FIORIN, José Luiz. Entrevista. In: XAVIER, Antonio Carlos; CORTEZ, Suzana (orgs.). Conversas com lingüistas: virtudes e controvérsias da lingüística. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
GALISSON, Robert. Accéder à la culture partagée par l’entremise des mots à CCP. Études de Linguistique Apliquée, 67, 1987, p. 109-151.
GANDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil: história da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil [c. 1570 e 1576]. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.
GERALDI, João Wanderley. Entrevista. In: XAVIER, Antonio Carlos; CORTEZ, Suzana (orgs.). Conversas com lingüistas: virtudes e controvérsias da lingüística. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Entrevista. In: XAVIER, Antonio Carlos; CORTEZ, Suzana (orgs.). Conversas com lingüistas: virtudes e controvérsias da lingüística. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index