v. 8 n. 3 (2021): TEMA: “Descolonizando a pedagogia: olhares do Sul”

					Visualizar v. 8 n. 3 (2021): TEMA: “Descolonizando a pedagogia: olhares do Sul”

RESUMO: Este dossiê visa reunir pesquisas empíricas e reflexões teóricas acerca da de(s)colonização da educação, considerando em especial as contribuições de um pensar suleado para a prática pedagógica no Sul Global. As reflexões vinculadas ao grupo modernidade/colonialidade/decolonialidade, Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e ao diálogo Sul-Sul serão privilegiadas, todavia encorajamos propostas outras que se coloquem como críticas e superadoras do eurocentrismo e de seu sucedâneo cultural estadunidense.

Temas como decolonização do currículo, da gestão em educação, das políticas educacionais e da formação docente; educação especial inclusiva e pensamento decolonial, raça e gênero no contexto da de(s)colonização da educação, interseccionalidades e educação, pedagogias indígenas e educação quilombola são esperados.

Acolheremos também reflexões sobre Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire Lélia Gonzalez e outros pensadores e pensadoras da educação que enfrentaram a subalternização ou foram reprimidos pelos artífices da colonialidade.

 

Publicado: 2021-09-30