Sobre a Revista

A Revista Triângulo (ISSN 2175-1609) tem a missão de disseminar o conhecimento científico e incentivar debates acadêmicos nos campos de Fundamentos e das Metodologias Educacionais assim como das Políticas, dos Saberes e Práticas Educativas, da Formação de Professores e da Cultura Digital em interface com a Educação. 

The Revista Triângulo (ISSN 2175-1609) has the mission to disseminate scientific knowledge and encourage academic debates in the fields of the Fundamentals and Educational Methodologies, as well as the Policies, Knowledge and Educational Practice of Teacher Education Training and of Digital Culture in interface with Education.

La Revista Triângulo (ISSN 2175-1609) es un periódico con la misión de difundir el conocimiento científico y fomentar los debates académicos en los campos de Bases y Metodologías Educativas, así como las Políticas, Conocimiento y Práctica Educativa, de la Formación Docente y de la Cultura Digital en la interfaz con la Educación. 

Notícias

vol 20 nº 1 2025 Título do Dossiê: Da educação básica à formação docente: tecendo sentidos para o Ensino de Biologia

2024-02-01

Detalhes da proposta:

Que sentidos e entrelaçamentos para o Ensino de Biologia estão sendo tecidos em contextos formativos desde a educação básica até a formação de professores? Este dossiê é uma expansão das reflexões, interações, conexões, proposições e problematizações que nasceram no VI Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO) organizado pela regional 4 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SbenBio) e sediado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em setembro de 2023. Nesta organização, tem-se como desejo conhecer e divulgar relatos de experiências, empíricos e teóricos de professores (as) pesquisadores (as) sinalizando sentidos que estão sendo atribuídos, construídos, desenvolvidos e reinvindicados para o Ensino de Biologia. É uma iniciativa que parte das reflexões realizadas no contexto do VI EREBIO, mas que se compromete em criar um espaço discursivo de maior detalhes e profundidade acerca da concretude experienciada e sistematizada por esses autores e autoras que atuam no Ensino de Biologia. Reunindo neste dossiê alguns contornos para esse campo de conhecimento e atuação.

Data limite para submissão: 04/08/2024, avaliação 04/09/20224 previsão de publicação 10/01/2025. 

Saiba mais sobre vol 20 nº 1 2025 Título do Dossiê: Da educação básica à formação docente: tecendo sentidos para o Ensino de Biologia

Edição Atual

v. 17 n. 3 (2024): SETEMBRO - DEZEMBRO 2024
					Visualizar v. 17 n. 3 (2024): SETEMBRO - DEZEMBRO 2024
Publicado: 2024-12-31

Artigos

  • Cultura e Educação diversidade e multiculturalidade nos diferentes espaços sociais

    Frederico Alves Lopes
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7937
  • Um salto para o passado breves observações a respeito do discurso ideológico no Relatório Delors e das políticas públicas para a educação nos anos 1990

    Lêni Helen, Enio Freire de Paula
    14-31
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7564
  • Toponímia em LIBRAS a criação de sinais referentes a espaços de atendimento à saúde em Rio Branco - Acre

    Vivian Gonçalves Louro Vargas, Marcylane dos Anjos Maia
    32-51
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7671
  • Educação Física Escolar e inclusão considerações sobre o trabalho pedagógico no município de Aracati

    Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Symon Tiago Brandão de Souza, Heraldo Simões Ferreira
    52 - 70
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7487
  • Projeto Feiras de Ciências da UFCAT e a articulação ensino, pesquisa e extensão

    Leonardo Oliveira Costa, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
    71-87
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7463
  • Conceptions of assessment in higher education an exploratory study of portuguese faculty

    Eva Lopes Fernandes, Maria Assunção Flores, Gavin T. L. Brown, Clara Coutinho
    88-110
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7450
  • Educação para as mídias inovando por meio da pesquisa como princípio educativo no currículo integrado

    Suelen Corazza de Alice, Roberta Pasqualli, Marizete Bortolanza Spessatto
    111-128
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7221
  • Recursos financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) análise das incorrências na gestão dos processos de prestação de contas em escolas estaduais de Uberaba

    Magda de Souza Santos Melo Silva, Elisa Antônia Ribeiro
    129-144
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7160
  • Educação das Relações Étnico-Raciais desafios e efetivação no currículo de pedagogia

    Marcos Antonio Batista da Silva
    145-168
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7142
  • Representações imagéticas da população negra em livros didáticos de Matemática

    Jessica Rocha Caetano, Vânia Cristina da Silva Rodrigues
    169-188
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.8214
Ver Todas as Edições

LISTA DE PARECERISTAS AD HOC 2017 - 2020

INDEXADORES E BASES DE DADOS:

REDIB - Red Iberoamericana de inovación y Conocimiento Cientifico

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES - Portal de Periódicos da CAPES - MEC

DOAJ - OPEN GLOBAL TRUSTED

PERIÓDICOS DE MINAS GERAIS - PERIÓDICOS DE MINAS GERAIS

ANPED -  FEPAE - ANPED 

FATOR DE IMPACTO - índice h - GOOGLE ACADÊMICO

                                                                                             

                                                                    EDITORA DA UFTM