Escrita acadêmica na prática docente em aulas de inglês no idiomas sem fronteiras na UFRR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v13i1.8040

Palavras-chave:

Produção textual, Idiomas sem fronteiras, internacionalização

Resumo

ste artigo é resultado de atividades desenvolvidas pela equipe pedagógica do Programa Idiomas sem Fronteiras – inglês da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O objetivo geral é mostrar a contribuição do ISF para uma formação pública de qualidade aos discentes e aos funcionários dessa instituição de ensino. No referencial teórico, é discutido sobre o processo de internacionalização que o IsF promove na UFRR (Barbosa; Neves, 2020; Carvalho; Araújo, 2020; Silva, 2022) e sobre a ideia de gênero textual, visto que o texto que os alunos produziram se refere ao gênero Cover Letter (Watthier, 2016). A metodologia consiste na aplicação de um questionário aos alunos que participaram do curso “Elementos gramaticais no texto acadêmico”, cujas perguntas versam sobre a importância do curso em relação como os participantes acreditam que o curso tenha contribuído para a sua formação na língua inglesa. Os dados são analisados ancorando-se na perspectiva interpretativista de Walsham (1993). A conclusão é que os participantes conseguem identificar e aplicar o uso das habilidades aprendidas no curso em sua vida acadêmica e profissional. Além disso, é percebido menos evasão de alunos em cursos voltados ao aprendizado de algo que eles consigam utilizar no dia ou dia, ou que posso utilizar em práticas futuras.

Biografia do Autor

Antonio Lisboa Santos Silva Júnior, Universidade Federal de Roraima

Professor de Língua Inglesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima e coordenador pedagógico-inglês do Idiomas sem Fronteiras da UFRR; mestre em Letras e doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília.

Thárin Gomes Radín, Universidade Federal de Roraima

Graduanda em Letras/Inglês da Universidade Federal de Roraima e professora bolsista de língua inglesa da Rede Idiomas sem Fronteiras. Áreas de interesse: linguística aplicada, ensino de línguas, produção textual, estudos de gênero, política, jornalismo, pedagogia crítica. Atualmente é servidora efetiva em Tribunal de Contas do Estado de Roraima; trabalha com revisão, formatação e tradução como freelancer. 

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal de Roraima

Professor Adjunto do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância/Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Cesumar. Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Cesumar (Unicesumar). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordena as ações do Idiomas sem Fronteiras (IsF) e o Laboratório Imprimatur (LABIM). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFRR). Editor assistente da revista Falange Miúda. Pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Referências

ASSIS-PETERSON, Ana Antonia de; COX, Maria Inês Pagliarini; SANTOS, D. A. G. Crenças &

Discursos: Aproximações. In: SILVA, Kleber Aparecido. (Org.). Crenças, Discursos &

Linguagem. 1ed.Campinas, São Paulo: Pontes, v. 1, 2010, p. 195-226, 2010.

BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Internationalization of

higher education: institutions and knowledge diplomacy. Sociologias, Porto Alegre - RS, 2020.

BRITO, Cristiane Carvalho de Paula.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Desenvolvimento

profissional na formação do professor de línguas: IsF como espaço de residência pedagógica.

Revista do GEL, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 29-49, 2020.

CARAVALHO, Sabrina Borges Ramos de; ARAÚJO, Geraldino Carneiro de. Gestão da

internacionalização das instituições de ensino superior. Avaliação. Campinas, Sorocaba – SP,

GIMENEZ, Telma; SERAFIM, Jucenir da Silva; SALLES, Michele Ribeiro; ALONSO Talitha.

Referências recentes sobrelíngua inglesa, mídia e escola no contexto brasileiro. In: Linguagem

& Ensino, Vol. 9, No. 1, p. 251-266, 2006.

SILVA, Kléber Aparecido da. Internacionalização da Educação no Sul Global: Um diálogo com o

Prof. Kléber Aparecido da Silva. [Entrevista concedida a Samuel de Carvalho Lima]. Revista

Linguagem em Foco, v. 14, n. 1. p. 179-196. Disponível em:https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8535.10.46230/2674

-8266-14-8535, 2022.

WALSHAM, Geoff. Interpreting information systems in organisations. West Sussex: John

Wiley&Sons, 1993.

WATTHIER, Luciane. Manifestações da linguagem oral na produção escrita do gênero

carta de apresentação: aspectos discursivos/textuais e didáticos (Tese de doutorado).

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-25

Como Citar

Antonio Lisboa Santos Silva Júnior, Thárin Gomes Radín, & Alan Ricardo Costa. (2024). Escrita acadêmica na prática docente em aulas de inglês no idiomas sem fronteiras na UFRR. Revista Do Sell, 13(1), 101–115. https://doi.org/10.18554/rs.v13i1.8040