Escrita acadêmica na prática docente em aulas de inglês no idiomas sem fronteiras na UFRR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v13i1.8040

Palavras-chave:

Produção textual, Idiomas sem fronteiras, internacionalização

Resumo

ste artigo é resultado de atividades desenvolvidas pela equipe pedagógica do Programa Idiomas sem Fronteiras – inglês da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O objetivo geral é mostrar a contribuição do ISF para uma formação pública de qualidade aos discentes e aos funcionários dessa instituição de ensino. No referencial teórico, é discutido sobre o processo de internacionalização que o IsF promove na UFRR (Barbosa; Neves, 2020; Carvalho; Araújo, 2020; Silva, 2022) e sobre a ideia de gênero textual, visto que o texto que os alunos produziram se refere ao gênero Cover Letter (Watthier, 2016). A metodologia consiste na aplicação de um questionário aos alunos que participaram do curso “Elementos gramaticais no texto acadêmico”, cujas perguntas versam sobre a importância do curso em relação como os participantes acreditam que o curso tenha contribuído para a sua formação na língua inglesa. Os dados são analisados ancorando-se na perspectiva interpretativista de Walsham (1993). A conclusão é que os participantes conseguem identificar e aplicar o uso das habilidades aprendidas no curso em sua vida acadêmica e profissional. Além disso, é percebido menos evasão de alunos em cursos voltados ao aprendizado de algo que eles consigam utilizar no dia ou dia, ou que posso utilizar em práticas futuras.

Biografia do Autor

  • Antonio Lisboa Santos Silva Júnior, Universidade Federal de Roraima

    Professor de Língua Inglesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima e coordenador pedagógico-inglês do Idiomas sem Fronteiras da UFRR; mestre em Letras e doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília.

  • Thárin Gomes Radín, Universidade Federal de Roraima

    Graduanda em Letras/Inglês da Universidade Federal de Roraima e professora bolsista de língua inglesa da Rede Idiomas sem Fronteiras. Áreas de interesse: linguística aplicada, ensino de línguas, produção textual, estudos de gênero, política, jornalismo, pedagogia crítica. Atualmente é servidora efetiva em Tribunal de Contas do Estado de Roraima; trabalha com revisão, formatação e tradução como freelancer. 

  • Alan Ricardo Costa, Universidade Federal de Roraima

    Professor Adjunto do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância/Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Cesumar. Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Letras - Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Cesumar (Unicesumar). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordena as ações do Idiomas sem Fronteiras (IsF) e o Laboratório Imprimatur (LABIM). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFRR). Editor assistente da revista Falange Miúda. Pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Referências

ASSIS-PETERSON, Ana Antonia de; COX, Maria Inês Pagliarini; SANTOS, D. A. G. Crenças &

Discursos: Aproximações. In: SILVA, Kleber Aparecido. (Org.). Crenças, Discursos &

Linguagem. 1ed.Campinas, São Paulo: Pontes, v. 1, 2010, p. 195-226, 2010.

BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Internationalization of

higher education: institutions and knowledge diplomacy. Sociologias, Porto Alegre - RS, 2020.

BRITO, Cristiane Carvalho de Paula.; CÓRDULA, Maíra Sueco Maegava. Desenvolvimento

profissional na formação do professor de línguas: IsF como espaço de residência pedagógica.

Revista do GEL, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 29-49, 2020.

CARAVALHO, Sabrina Borges Ramos de; ARAÚJO, Geraldino Carneiro de. Gestão da

internacionalização das instituições de ensino superior. Avaliação. Campinas, Sorocaba – SP,

GIMENEZ, Telma; SERAFIM, Jucenir da Silva; SALLES, Michele Ribeiro; ALONSO Talitha.

Referências recentes sobrelíngua inglesa, mídia e escola no contexto brasileiro. In: Linguagem

& Ensino, Vol. 9, No. 1, p. 251-266, 2006.

SILVA, Kléber Aparecido da. Internacionalização da Educação no Sul Global: Um diálogo com o

Prof. Kléber Aparecido da Silva. [Entrevista concedida a Samuel de Carvalho Lima]. Revista

Linguagem em Foco, v. 14, n. 1. p. 179-196. Disponível em:https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8535.10.46230/2674

-8266-14-8535, 2022.

WALSHAM, Geoff. Interpreting information systems in organisations. West Sussex: John

Wiley&Sons, 1993.

WATTHIER, Luciane. Manifestações da linguagem oral na produção escrita do gênero

carta de apresentação: aspectos discursivos/textuais e didáticos (Tese de doutorado).

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

Downloads

Publicado

2025-06-18

Como Citar

Escrita acadêmica na prática docente em aulas de inglês no idiomas sem fronteiras na UFRR. Revista do Sell, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 101–115, 2025. DOI: 10.18554/rs.v13i1.8040. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/8040. Acesso em: 19 jul. 2025.