O desafio em prol da produção textual em tempos de pandemia: um trabalho em conjunto (da escola para casa e de casa para a escola)

Autores

  • Juliana Afonso de Paula Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6275

Palavras-chave:

sequência didática remota, produção textual, aluno

Resumo

Neste artigo analisamos produções textuais realizadas por alunos do sexto ano do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa no ano de 2020. As análises foram realizadas, após trabalho desenvolvido com sequência didática, elaborada a partir das orientações dos autores Schneuwly e Dolz (2004). Tínhamos como objetivo utilizar uma abordagem para as práticas nas aulas de Língua Portuguesa, sem fazer uso da Gramática Tradicional, integrando leitura, compreensão de texto, análise linguística e produção textual. Nossa proposta foi apresentar atividades aos alunos, a partir de um texto literário, com o intuito de propiciar aos discentes o estudo a partir do próprio texto, e estimulá-los a fazer as suas próprias escritas. Tivemos como foco de nossas análises o gênero textual “relato”, sustentado pelas ideias dos autores Schneuwly & Dolz (2004 p.74) que definem gênero, seguindo Bakhtin (1984), como instrumentos que fundam a possibilidade de comunicação. Neste trabalho, descrevemos nossa experiência iniciada de forma presencial, mas que, devido à pandemia, tiveram de ser realizadas de forma remota. Diante dessa realidade, nossos desafios foram ainda maiores: fazer com que os educandos se interessassem e realizassem as atividades sugeridas de forma remota e conseguir ter acesso aos textos elaborados por eles.

Biografia do Autor

Juliana Afonso de Paula Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, possui especializações em Supervisão Pedagógica, Gestão Educacional e Inspeção Escolar pela Universidade de Uberaba – UNIUBE e ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação São Luís, de Jaboticabal/SP.  Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca -UNIFRAN e Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCL). Possui experiência na gestão escolar, como docente de educação básica e tutora virtual do curso de Letras no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM -EAD (2014 - 2016). Atualmente, atua como gestora escolar e é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 29 de jul. 2020.

__________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22 de out. de 2020.

__________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental.Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEE, 1998.

DOLZ, J. & SCHNEUWLY, B., NOVERRAZ, M. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola / Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

GERALDI, J.W. No espaço do trabalho discursivo, alternativas. In: Portos de Passagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 cap. 3, ps.116-194.

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Afonso de Paula Souza, J. . (2022). O desafio em prol da produção textual em tempos de pandemia: um trabalho em conjunto (da escola para casa e de casa para a escola). Revista Do Sell, 11(1), 111–134. https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6275