Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
CUADERNOS CIMEAC
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 8 Núm. 1 (2018): Dossiê - Políticas e práticas educativas a partir dos povos do campo
Vol. 8 Núm. 1 (2018): Dossiê - Políticas e práticas educativas a partir dos povos do campo
Publicado:
2018-07-31
Editorial
Editorial
Danilo Seithi Kato, Felipe Ziotti Narita
1-7
PDF (Português (Brasil))
Apresentação - Políticas e práticas educativas a partir dos povos do campo
Elizandro Mauricio Brick, Danilo Seithi Kato
8-18
PDF (Português (Brasil))
Entrevista
A importância da praxis intelectual militante de Marta Pernambuco: destaques iniciais / The importance of Marta Pernambuco's militant intellectual praxis...
Antonio Fernando Gouvea da Silva, Demétrio Delizoicov, Elizandro Mauricio Brick, Irene Alves Paiva, Mônica Castagna Molina
19-49
PDF (Português (Brasil))
Artigos do dossiê
Estrutura agrária e relações sociais no campo / Agrarian structure and social relations in the countryside
Cloves Alexandre de Castro
50-67
PDF (Português (Brasil))
À guisa das questões de territorialidades na área da educação do campo / As a guide to territoriality issues...
Silvio Domingos Mendes da Silva
68-93
PDF (Português (Brasil))
A influência histórica dos movimentos sociais em favor das políticas públicas de educação do campo / The historical influence of social movements in favor of public...
Ramofly Bicalho, Sebastiana Ferreira Bezerra
94-115
PDF (Português (Brasil))
Movimentos sociais, educação do campo e o PRONERA: espaço de materialidade da educação popular / Social movements, countryside education and the PRONERA...
Acácia Barros Fernandes Dutra, Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco
116-140
PDF (Português (Brasil))
Lugares da educação popular: olhares (inter)relacionais entre comunidades e universidade / Places of popular education: interrelational views between communities and the university
Carlos Adriano da Silva Oliveira, Eliene Macedo Silva
141-155
PDF (Português (Brasil))
Reflexões acerca do uso das tecnologias digitais e as juventudes do campo / Reflections on the use of digital technologies...
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Hildegard Susana Jung
156-183
PDF (Português (Brasil))
Gente que veio da terra: experiências educativas vivenciadas na infância de roça por assentados da reforma agrária de São Carlos (SP) / People who came from the land: educational experiences of rural childhood...
Diogo Marques Tafuri
184-212
PDF (Português (Brasil))
A educação do campo como caminho para a transformação social: notas desde o Triângulo Mineiro / Rural education as a path to social transformation: notes from the Triângulo Mineiro region
Daniele Cristina Souza, Diógenes Valdanha Neto
213-231
PDF (Português (Brasil))
A fundação da Escola Família Agrícola do Sertão: ensaio a respeito dos sentidos da escola em um mundo em crise / The foundation of the Rural Family School of Sertão: an essay about...
Denizart Busto de Fazio
232-257
PDF (Português (Brasil))
O estágio supervisionado e a pedagogia da alternância: caminhos que se cruzam na formação do professor do campo / Internship and the pedagogy of alternation: paths that cross...
Elisandra Carneiro de Freitas, Bruna Cardoso Cruz, Marilda Shuvartz Shuvartz
258-282
PDF (Português (Brasil))
Performando um espaço de reflexão sobre sistemas de conhecimento a partir de um debate: experiência em uma turma de licenciatura em educação do campo / Elaborating a space for reflection...
Ana Paula da Silva Freitas, Francisco Ângelo Coutinho
283-302
PDF (Português (Brasil))
Os Cadernos da Realidade dos alunos da LEDOC/UFES como agenciamentos coletivos de enunciação / The student's notebook on LEDOC/UFED as collective enunciation management
Sandra Kretli Silva
303-316
PDF (Português (Brasil))
Territórios existenciais da formação docente: expectativas e compreensões dos estudantes sobre o curso de licenciatura em educação do campo / Expectations and understandings of the students about the countryside education degree...
Raquel Silveira da Silva, Luiz Fernando Mackedanz
317-337
PDF (Português (Brasil))
Escolas itinerantes do Paraná: paisagem, latifúndio e complexos de estudo / Itinerant schools of Paraná: landscape, latifundio...
Línlya Sachs, Larissa Gehrinh Borges
338-363
PDF (Português (Brasil))
“Nós sem Deus e sem água não é nada”: saberes e conquista na criação da reserva de desenvolvimento sustentável Nascentes Geraizeiras / "Without god and without water we ain't nothing": knowledge and conquest in creating...
Maria Lúcia de Oliveira Agostinho, Rodrigo dos Santos Crepalde
364-390
PDF (Português (Brasil))
Modelagem matemática na educação do campo: visibilidade de saberes locais / Mathematical modeling in rural education: visibility of local knowledge
Maria Carolina Machado Magnus
391-407
PDF (Português (Brasil))
Conhecimentos populares e escolares sobre processos de conservação de carne anteriores à eletricidade em Santa Rosa de Lima (SC) / Popular and school knowledge of pre-electric meat conservarion processes...
Francisco Fernandes Soares Neto, Junior Alberton, Diane Kulkamp, Karine Neckel
408-429
PDF (Português (Brasil))
Desarrollado por
Open Journal Systems
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as