Sobre a Revista

A Revista Triângulo (ISSN 2175-1609) tem a missão de disseminar o conhecimento científico e incentivar debates acadêmicos nos campos de Fundamentos e das Metodologias Educacionais assim como das Políticas, dos Saberes e Práticas Educativas, da Formação de Professores e da Cultura Digital em interface com a Educação. 

Notícias

vol 20 nº 1 2025 Título do Dossiê: Da educação básica à formação docente: tecendo sentidos para o Ensino de Biologia

2024-02-01

Detalhes da proposta:

Que sentidos e entrelaçamentos para o Ensino de Biologia estão sendo tecidos em contextos formativos desde a educação básica até a formação de professores? Este dossiê é uma expansão das reflexões, interações, conexões, proposições e problematizações que nasceram no VI Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO) organizado pela regional 4 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SbenBio) e sediado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em setembro de 2023. Nesta organização, tem-se como desejo conhecer e divulgar relatos de experiências, empíricos e teóricos de professores (as) pesquisadores (as) sinalizando sentidos que estão sendo atribuídos, construídos, desenvolvidos e reinvindicados para o Ensino de Biologia. É uma iniciativa que parte das reflexões realizadas no contexto do VI EREBIO, mas que se compromete em criar um espaço discursivo de maior detalhes e profundidade acerca da concretude experienciada e sistematizada por esses autores e autoras que atuam no Ensino de Biologia. Reunindo neste dossiê alguns contornos para esse campo de conhecimento e atuação.

Data limite para submissão: 04/08/2024, avaliação 04/09/20224 previsão de publicação 10/01/2025. 

Saiba mais sobre vol 20 nº 1 2025 Título do Dossiê: Da educação básica à formação docente: tecendo sentidos para o Ensino de Biologia

Edição Atual

v. 17 n. 3 (2024): SETEMBRO - DEZEMBRO 2024
					Visualizar v. 17 n. 3 (2024): SETEMBRO - DEZEMBRO 2024
Publicado: 2024-12-31

Artigos

  • Cultura e Educação diversidade e multiculturalidade nos diferentes espaços sociais

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7937
    Frederico Alves Lopes
    1-13
  • Um salto para o passado breves observações a respeito do discurso ideológico no Relatório Delors e das políticas públicas para a educação nos anos 1990

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7564
    Lêni Helen, Enio Freire de Paula
    14-31
  • Toponímia em LIBRAS a criação de sinais referentes a espaços de atendimento à saúde em Rio Branco - Acre

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7671
    Vivian Gonçalves Louro Vargas, Marcylane dos Anjos Maia
    32-51
  • Educação Física Escolar e inclusão considerações sobre o trabalho pedagógico no município de Aracati

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7487
    Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Symon Tiago Brandão de Souza, Heraldo Simões Ferreira
    52 - 70
  • Projeto Feiras de Ciências da UFCAT e a articulação ensino, pesquisa e extensão

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7463
    Leonardo Oliveira Costa, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
    71-87
  • Conceptions of assessment in higher education an exploratory study of portuguese faculty

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7450
    Eva Lopes Fernandes, Maria Assunção Flores, Gavin T. L. Brown, Clara Coutinho
    88-110
  • Educação para as mídias inovando por meio da pesquisa como princípio educativo no currículo integrado

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7221
    Suelen Corazza de Alice, Roberta Pasqualli, Marizete Bortolanza Spessatto
    111-128
  • Recursos financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) análise das incorrências na gestão dos processos de prestação de contas em escolas estaduais de Uberaba

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7160
    Magda de Souza Santos Melo Silva, Elisa Antônia Ribeiro
    129-144
  • Educação das Relações Étnico-Raciais desafios e efetivação no currículo de pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7142
    Marcos Antonio Batista da Silva
    145-168
  • Representações imagéticas da população negra em livros didáticos de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.8214
    Jessica Rocha Caetano, Vânia Cristina da Silva Rodrigues
    169-188
Ver Todas as Edições

LISTA DE PARECERISTAS AD HOC 2017 - 2020

INDEXADORES E BASES DE DADOS:

REDIB - Red Iberoamericana de inovación y Conocimiento Cientifico

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES - Portal de Periódicos da CAPES - MEC

DOAJ - OPEN GLOBAL TRUSTED

PERIÓDICOS DE MINAS GERAIS - PERIÓDICOS DE MINAS GERAIS

ANPED -  FEPAE - ANPED 

FATOR DE IMPACTO - índice h - GOOGLE ACADÊMICO

                                                                                             

                                                                    EDITORA DA UFTM