A linguagem como ferramenta de inclusão social e educacional para crianças com TEA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v14i2.8632Palavras-chave:
Linguagem inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Educação Especial, Comunicação alternativa, Inclusão escolar, Inclusive language, Autism Spectrum Disorder, Special Education, Alternative communication, School inclusionResumo
Este artigo analisa o papel da linguagem — em suas formas verbal e não verbal — como ferramenta fundamental para a inclusão social e educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com base em observações participantes realizadas na Clínica Escola Mundo Autista, localizada em Araguaína, Tocantins, o estudo evidencia como diferentes estratégias linguísticas adaptadas podem favorecer a participação ativa, o desenvolvimento cognitivo, a construção de vínculos afetivos e a autonomia comunicativa de crianças autistas em processo de aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e documental, focando em interações espontâneas e mediadas por recursos visuais, lúdicos e gestuais. Casos reais ilustram como a mediação linguística adequada reduz barreiras comunicacionais, diminui a ansiedade e amplia as possibilidades de inserção social e educacional. Conclui-se que a linguagem, compreendida em sua pluralidade, é uma via potente para a inclusão, e que o preparo docente é determinante para o sucesso dessa prática.
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1994.
BOSA, Cleonice A. Transtorno do espectro autista: intervenções baseadas em evidências. Porto Alegre: Artmed, 2018.
CANAGARAJAH, Suresh. Reclaiming the local in language policy and practice. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2005.
DSM-5. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
FERNANDES, Sandra. Autismo, linguagem e educação. Rio de Janeiro: WAK, 2020.
FIDALGO, Sandra. A linguagem da inclusão. São Paulo: PUC-SP, 2016.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual-discursiva. Ijuí: Unijuí, 2014.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Discurso, identidade e práticas sociais: uma abordagem sociocultural. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
MOON, Pedro H. Autismo e linguagem: contribuições da neuropsicologia do desenvolvimento. São Paulo: Vozes, 2021.
PAVANI, Nelma M. S. Corpo, linguagem e educação. Caxias do Sul: EDUCS, 2010.
PENNYCOOK, Alastair. Global Englishes and transcultural flows. New York: Routledge, 2007.
PENNYCOOK, Alastair. Critical applied linguistics: a critical introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2001.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index