O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO TÓPICA EM EDITORIAIS DO JORNAL “O ESTADO DE S. PAULO” PUBLICADOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v13i2.5148Palavras-chave:
Organização tópica, Tópico discursivo, Processos de construção textual, Coesão textual.Resumo
Inserido no âmbito do Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB) e, mais especificamente, no contexto do Projeto de História do Português Paulista (PHPP), o presente trabalho tem o objetivo de descrever o processo de organização tópica, considerando os níveis inter e intratópico, em editoriais do jornal O Estado de S. Paulo publicados na segunda metade do século XX. O quadro teórico-metodológico adotado é o da Gramática Textual-Interativa (GTI), e os editoriais analisados são extraídos do corpus do PHPP. Os resultados apresentados indicam que, no nível intertópico, o material analisado caracteriza-se pelo traço da complexidade intertópica, pela predominância da construção de textos com cinco subtópicos mínimos e um quadro tópico e pelo emprego exclusivo da estratégia de continuidade tópica. Quanto ao nível intratópico, os dados mostram que os editoriais estudados seguem uma regra geral de estruturação tópica, fundada na combinação entre as unidades de posição e suporte, as quais se caracterizam por uma oposição, respectivamente, entre maior e menor grau de abrangência temática na referência a um dado tópico do texto.
Referências
ALMEIDA, M. M. S. Projeto de História do Português Paulista. Relatório Final de Pesquisa apresentado à FAPESP. São Paulo, 2017.
CASTILHO. A. T. (Org.). História do português brasileiro: o português brasileiro em seu contexto histórico. São Paulo: Contexto, 2018.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
GARCIA, A. G. Estudo do processo de organização tópica em editoriais de jornais paulistas do século XXI. 277f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). UNESP, São José do Rio Preto, 2018.
GONÇALVES, S. C. L. O português falado na região de São José do Rio Preto: constituição de um banco de dados anotado para o seu estudo. Relatório científico final apresentado à FAPESP. São José do Rio Preto: Universidade Estadual Paulista, 2005.
GOMES, V. S. Traços de mudanças e permanência em editoriais de jornais pernambucanos: da forma ao sentido. 313f. Tese (Doutorado em Linguística). UFPE, Recife, 2007.
HANISCH, C. V. O processo de organização tópica em artigos de opinião de alunos da Universidade Federal do Acre – Câmpus Floresta. 467f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). UNESP, São José do Rio Preto, 2019.
JUBRAN, C. C. A. S. Tópico Discursivo. In: JUBRAN, C. C. A. S; KOCH, I. G. V. (Orgs.). Gramática do português culto falado no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006a, p. 89-132.
______. Revisitando a noção de tópico discursivo. Cadernos de Estudos Linguísticos, 48 (1), p. 33-41, 2006b.
______. Uma gramática textual de orientação interacional. In: CASTILHO, A. T.; MORAIS, M. A. T.; LOPES, R. E. V.; CYRINO, S. M. (Orgs.). Descrição, história e aquisição do português brasileiro. Campinas; São Paulo: Pontes; FAPESP, 2007, p. 313-327.
______. Diacronia dos processos constitutivos do texto. In: HORA, D.; SILVA, C. R. (Orgs.). Para a História do Português Brasileiro: abordagens e perspectivas. João Pessoa: Ideia/Editora Universitária, 2010, p. 204-239.
JUBRAN, C. C. A. S.; KOCH, I. G. V. (Orgs.). Gramática do português culto falado no Brasil – v. I: Construção do texto falado. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006.
KABATEK, J. Tradiciones discursivas y cambio lingüístico. Lexis: Revista de lingüística y literatura, v. 29, n. 1, p. 151-177, 2005.
KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes: 2004.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
PENHAVEL, E. Marcadores Discursivos e Articulação Tópica. 168f. Tese (Doutorado em Linguística). UNICAMP, Campinas, 2010.
______. Processos de construção textual: uma abordagem diacrônica. In: ALMEIDA, M. M. S. Projeto de História do Português Paulista. Relatório Final de Pesquisa apresentado à FAPESP. São Paulo, 2017.
______. O processo de organização intratópica em narrativas de experiência. Revista Diálogo e Interação, v. 14, n. 1, p. 119-145, 2020a.
______. O processo de organização intratópica em editoriais do jornal O Estado de S. Paulo publicados na primeira metade do século XX. Revista UniLetras, v. 42, 2020b, no prelo.
______. O processo de organização intertópica em editoriais do jornal O Estado de S. Paulo publicados na primeira metade do século XX. Cadernos da Fucamp, v. 19, n. 42, p. 1-21, 2020c.
PENHAVEL, E.; GUERRA, A. R. O processo de organização tópica em editoriais oitocentistas do jornal O Estado de S. Paulo. Acta Semiótica et Lingvistica, v. 21, n. 2, p. 14-28, 2016.
PINHEIRO, C. L. Estratégias textuais-interativas: a organização tópica. Maceió: Edufal, 2005.
ZANIN, I. C. A. O processo de organização tópica em cartas de redatores de jornais paulistas do século XIX. 97f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). UNESP, São José do Rio Preto, 2018.
ZAVAM, A. S. Por uma abordagem diacrônica dos gêneros do discurso à luz da concepção de tradição discursiva: um estudo com editoriais de jornal. 420 f. Tese (Doutorado em Linguística). UFC, Fortaleza, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/