O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO TÓPICA EM EDITORIAIS DO JORNAL “O ESTADO DE S. PAULO” PUBLICADOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v13i2.5148

Palavras-chave:

Organização tópica, Tópico discursivo, Processos de construção textual, Coesão textual.

Resumo

Inserido no âmbito do Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB) e, mais especificamente, no contexto do Projeto de História do Português Paulista (PHPP), o presente trabalho tem o objetivo de descrever o processo de organização tópica, considerando os níveis inter e intratópico, em editoriais do jornal O Estado de S. Paulo publicados na segunda metade do século XX. O quadro teórico-metodológico adotado é o da Gramática Textual-Interativa (GTI), e os editoriais analisados são extraídos do corpus do PHPP. Os resultados apresentados indicam que, no nível intertópico, o material analisado caracteriza-se pelo traço da complexidade intertópica, pela predominância da construção de textos com cinco subtópicos mínimos e um quadro tópico e pelo emprego exclusivo da estratégia de continuidade tópica. Quanto ao nível intratópico, os dados mostram que os editoriais estudados seguem uma regra geral de estruturação tópica, fundada na combinação entre as unidades de posição e suporte, as quais se caracterizam por uma oposição, respectivamente, entre maior e menor grau de abrangência temática na referência a um dado tópico do texto.

Biografia do Autor

Eduardo Penhavel, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com parte da pesquisa desenvolvida na Universidade de Boston. Professora de Linguística da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto.

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Publicado

2021-01-31

Como Citar

PENHAVEL, E. O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO TÓPICA EM EDITORIAIS DO JORNAL “O ESTADO DE S. PAULO” PUBLICADOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. Revista InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. p.377–407, 2021. DOI: 10.18554/it.v13i2.5148. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5148. Acesso em: 24 dez. 2024.