O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS EM ESPANHOL E EM PORTUGUÊS : UMA ANÁLISE NORMATIVA

Autores

  • Leandro Silveira de Araújo Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Graziela Bassi Pinheiro Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v13i1.4666

Palavras-chave:

demonstrativos, norma linguística, variação linguística, língua portuguesa, língua espanhola.

Resumo

Este estudo compara os usos dos demonstrativos conforme descritos por gramáticas de língua portuguesa (este, esse, aquele) e de língua espanhola (este, ese, aquel), isso para identificar o tratamento variacionista no uso dessas formas. O interesse decorre da redução no sistema ternário dos demonstrativos, observável em ambas as línguas. No português, nota-se uma neutralização de “esse” e “este”, tornando-os formas variáveis que se opõem a “aquele” – referente ao que não está no domínio da 1ª e 2ª pessoas. No espanhol, por sua vez, observa-se a existência de duas normas: (i) “ese” encaixa-se no campo funcional de “aquel”, estabelecendo uma variável que se opõe a “este” – o que está no domínio da 1ª e 2ª pessoas; (ii) “ese” encaixa-se no campo funcional de “este”, estabelecendo uma variável que se opõe a “aquel” – o que não está no domínio da 1ª e 2ª pessoas, a exemplo do que ocorre em português. Diante dessas particularidades, espera-se, com este trabalho, entender (i) como as gramáticas de ambas as línguas descrevem o uso dos demonstrativos, (ii) identificar pontos de semelhança e diferença entre essas línguas, (iii) analisar como é contemplada a variação no uso dessas formas no registro gramatical. Para tais análises, serão consultadas, entre outras, as gramáticas de Pasquale e Infante (2010), Bagno (2012, 2013), Neves (2000, 2018), Cunha e Cintra (2016) e Bechara (1977). Em língua espanhola, as obras de Bello (2004), Di Tullio (2017), Hernández Alonso (1996), Torrego (2002), Bosque e Demonte (1999) e RAE (1982, 2010).

Biografia do Autor

Leandro Silveira de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor Adjunto II no Instituto e Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É doutor e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- Araraquara), instituição em que também se licenciou e bacharelou em Letras (Português e Espanhol). Manteve estágio acadêmico com a Universidad Nacional de Cuyo (UNCUyo/Argentina) e foi bolsista CAPES de doutorado-sanduiche no 'Depto de Filología Española', da Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Linguística Histórica, atuando principalmente em pesquisa associada aos seguintes temas: estudos descritivos do espanhol, gramaticalização, variação e mudança linguísticas, história do espanhol e das línguas românicas, estudos contrastivos entre espanhol e português. Líder do "Núcleo de Estudos da Norma Linguística" - NormaLi (CNPq/UFU).

Graziela Bassi Pinheiro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Graduação em Letras: Espanhol e Literatura de Língua Espanhola. Instituto de Letras e Linguística (ILEEL). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2020-11-19

Como Citar

SILVEIRA DE ARAÚJO, L.; BASSI PINHEIRO, G. O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS EM ESPANHOL E EM PORTUGUÊS : UMA ANÁLISE NORMATIVA. Revista InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 1, p. p. 125–147, 2020. DOI: 10.18554/ri.v13i1.4666. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/4666. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (Temática: "Perspectivas sociolinguísticas sobre a língua espanhola”)