TRÊS MANUAIS DIDÁTICOS DE ESPANHOL/LE DE DIFERENTES PAÍSES, DOIS TEMPOS VERBAIS DO PRETÉRITO E ALGUMAS CONSTATAÇÕES

Autores

  • Izabel dos Santos Caliri Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Rosa Yokota Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14i1.4716

Palavras-chave:

Espanhol, Variação linguística, Pretérito, Verbo, Manual didático

Resumo

Em este artigo, que considera os pressupostos da sociolinguística variacionista laboviana, são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar como o Pretérito Perfecto Simple (PPS) e o Pretérito Perfecto Compuesto (PPC) do indicativo da língua espanhola são descritos em três manuais didáticos de espanhol como língua estrangeira publicados em três países: Argentina, Espanha e México. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre a descrição dos dois pretéritos em que se deu especial atenção às variedades diatópicas dos países onde foram publicados os manuais escolhidos para a pesquisa. O corpus foi formado pelos capítulos dos manuais em que o PPS e o PPC estavam previstos explicitamente como conteúdo programático. A partir dos dados, foram identificadas algumas diferenças como ordem de apresentação dos conteúdos, nomenclatura utilizada e aclarações sobre variação linguística. Também foi identificado que nos manuais há mais atividades relacionadas ao PPS que ao PPC. As constatações levaram a reflexões sobre a variação linguística e o ensino de espanhol como língua estrangeira.

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Publicado

2021-09-11

Edição

Seção

ARTIGOS (Temática: "Perspectivas sociolinguísticas sobre a língua espanhola”)