DESAFIOS DO ENSINO DO LATIM ONTEM E HOJE: HISTORICIDADE, MATERIAIS DIDÁTICOS E UMA ANÁLISE DO CURRICULUM NO CURSO DE LETRAS DA UFPB
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v14iEspecial.5641Palavras-chave:
Português Brasileiro, Ensino, Variação LinguísticaResumo
Neste trabalho, abordaremos as mudanças sofridas nas matrizes curriculares, no que diz respeito a disciplina de Língua Latina e outras afins, especificamente nos cursos de Habilitação em Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Consequentemente, discutiremos acerca da importância do estudo do Latim, a sua historicidade no Brasil e a relevância que a Língua Latina tem para a formação dos estudantes de Letras. Contaremos com autores como Ernesto Faria, em Introdução à didática do latim, de 1959; Silvo Elia, em O ensino do latim: doutrinas e métodos, de 1957; Zélia Cardoso, em Iniciação do Latim, de 2006, Sandra Oliveira, no artigo “A importância do latim: passado ou presente?”, de 2007; e Thais Fernandes, com a sua dissertação “A tradução e o ensino do latim”, de 2010. Discorreremos esse trabalho por meio de três tópicos, sendo que o primeiro demonstrará o percurso deste idioma para a formação do Português e suas influências que permanecem vivas. No segundo, iremos abordar o ensino do Latim no Brasil, as Leis que proporcionaram uma significativa mudança desta Língua nas estruturas curriculares, analisaremos alguns manuais latinos antigos e atuais, que podem ter contribuído para a nova configuração do ensino dessa língua. E, no último tópico, investigaremos o impacto de todas essas reconfigurações educacionais, seja através dos manuais e/ou da LDB, de 1961, na estrutura dos cursos de Letras com habilitação em Língua Portuguesa da UFPB.
PALAVRAS-CHAVE: Letras; Matrizes Curriculares; Língua Latina.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-normaatualizada-pl.pdf Acessado em 11/06/2021
CARDOSO, Zelia de Almeida. Iniciação do Latim. 6. Ed. São Paulo: Ática, 2006.
CARPANI, Marina Miranda; PRATA, Patrícia. O ensino de latim nos cursos de letras das faculdades particulares de campinas e região. Língua, Literatura e Ensino. v. 5, 209- 217, out. 2010. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/lle/article/view/1166/943 Acessado em: 11/06/2021
ELIA, Sílvio. O ensino do latim: doutrinas e métodos. Rio de Janeiro: Livraria Agir, 1957.
FARIA, Ernesto. Introdução á didática do latim. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1959.
¬¬¬¬¬
FERNANDES, Thais. A tradução e o ensino do latim. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2010. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp152659.pdf Acessado em: 11/06/2021.
FORTES, Fabio; PRATA, Patrícia. Considerações sobre métodos e metodologias de ensino de latim no Brasil. In: SANTOS SOBRINHO, José Amarante; SILVA, Luciene Lages. Mosaico Clássico: variações acerca do mundo antigo. Salvador: UFBA, 2012.
LUNA NETO, Francisco Moreira. A Importância de estudar o Latim para o aprendizado da sintaxe a Língua Portuguesa pelos discentes de Letras da Universidade Estadual De Santa Cruz – Uesc-Ba. Rio De Janeiro: Cifefil, 2008. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xiicnlf/04/01.pdf Acessado em: 12/06/2021
MELO, Pedro Antonio Gomes de. Línguagem e ensino a língua latina curricular e atividade docente no curso de letras. EnsiQlopédia – FACOS/CNEC, Osório-RS, n° 2, out. 2013. Disponivel em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/ensiqlopedia/outubro_2013/pdf/linguagem_e_ensino_-_a_lingua_latina_curricular_e_atividade_docente_no_curso_de_letras.pdf Acessado em: 11/06/2021.
OLIVEIRA, Sandra Verônica Vasque Carvalho de. A importância do latim: passado ou presente? Semioses, Rio de Janeiro, n. 2, 2007. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229103815.pdf Acessado em: 10/06/2021
RECK, Maria Regina Diniz. O ensino do latim no brasil: objetivos, métodos e tradição. Porto Alegre: UFRGS, 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94996/000916477.pdf?sequence=1 Acessado em: 10/06/2021.
SANTOS SOBRINHO, José Amarante. Dois tempos da cultura escrita em latim no Brasil: o tempo da conservação e o tempo da produção: discursos, práticas, representações e proposta metodológica. 2013. 313 f. Tese (Doutorado em Letras) – Institutos de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17088 Acessado em: 10/06/2021.
VIARO, Mario Eduardo. A importância do Latim na atualidade. Revista de ciências humanas e sociais, São Paulo, Unisa, v. 1, n. 1, 1999. Disponível em: http://www.unilago.com.br/download/arquivos/20996/artigo_Mario_Viaro.pdf Acessado em: 11/06/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/