DESAFIOS DO ENSINO DO LATIM ONTEM E HOJE: HISTORICIDADE, MATERIAIS DIDÁTICOS E UMA ANÁLISE DO CURRICULUM NO CURSO DE LETRAS DA UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14iEspecial.5641

Palavras-chave:

Português Brasileiro, Ensino, Variação Linguística

Resumo

Neste trabalho, abordaremos as mudanças sofridas nas matrizes curriculares, no que diz respeito a disciplina de Língua Latina e outras afins, especificamente nos cursos de Habilitação em Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Consequentemente, discutiremos acerca da importância do estudo do Latim, a sua historicidade no Brasil e a relevância que a Língua Latina tem para a formação dos estudantes de Letras. Contaremos com autores como Ernesto Faria, em Introdução à didática do latim, de 1959; Silvo Elia, em O ensino do latim: doutrinas e métodos, de 1957; Zélia Cardoso, em Iniciação do Latim, de 2006, Sandra Oliveira, no artigo “A importância do latim: passado ou presente?”, de 2007; e Thais Fernandes, com a sua dissertação “A tradução e o ensino do latim”, de 2010. Discorreremos esse trabalho por meio de três tópicos, sendo que o primeiro demonstrará o percurso deste idioma para a formação do Português e suas influências que permanecem vivas. No segundo, iremos abordar o ensino do Latim no Brasil, as Leis que proporcionaram uma significativa mudança desta Língua nas estruturas curriculares, analisaremos alguns manuais latinos antigos e atuais, que podem ter contribuído para a nova configuração do ensino dessa língua. E, no último tópico, investigaremos o impacto de todas essas reconfigurações educacionais, seja através dos manuais e/ou da LDB, de 1961, na estrutura dos cursos de Letras com habilitação em Língua Portuguesa da UFPB.

PALAVRAS-CHAVE: Letras; Matrizes Curriculares; Língua Latina.

Biografia do Autor

  • Michelle Bianca Santos Dantas, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
    PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, DEPARTAMENTO DE LETRAS
  • Josefa Caroline Xavier da Silva, EEEFM MARGARIDA DIAS

    Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS DOSSIÊ "Um panorama do estudo do latim no Brasil"

Como Citar

DESAFIOS DO ENSINO DO LATIM ONTEM E HOJE: HISTORICIDADE, MATERIAIS DIDÁTICOS E UMA ANÁLISE DO CURRICULUM NO CURSO DE LETRAS DA UFPB. Revista InterteXto, Uberaba, v. 14, n. Especial, p. 166–190, 2021. DOI: 10.18554/it.v14iEspecial.5641. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5641. Acesso em: 5 jun. 2025.

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