DESAFIOS DO ENSINO DO LATIM ONTEM E HOJE: HISTORICIDADE, MATERIAIS DIDÁTICOS E UMA ANÁLISE DO CURRICULUM NO CURSO DE LETRAS DA UFPB

Autores

  • Michelle Bianca Santos Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA http://orcid.org/0000-0003-1127-101X
  • Josefa Caroline Xavier da Silva EEEFM MARGARIDA DIAS

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14iEspecial.5641

Palavras-chave:

Português Brasileiro, Ensino, Variação Linguística

Resumo

Neste trabalho, abordaremos as mudanças sofridas nas matrizes curriculares, no que diz respeito a disciplina de Língua Latina e outras afins, especificamente nos cursos de Habilitação em Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Consequentemente, discutiremos acerca da importância do estudo do Latim, a sua historicidade no Brasil e a relevância que a Língua Latina tem para a formação dos estudantes de Letras. Contaremos com autores como Ernesto Faria, em Introdução à didática do latim, de 1959; Silvo Elia, em O ensino do latim: doutrinas e métodos, de 1957; Zélia Cardoso, em Iniciação do Latim, de 2006, Sandra Oliveira, no artigo “A importância do latim: passado ou presente?”, de 2007; e Thais Fernandes, com a sua dissertação “A tradução e o ensino do latim”, de 2010. Discorreremos esse trabalho por meio de três tópicos, sendo que o primeiro demonstrará o percurso deste idioma para a formação do Português e suas influências que permanecem vivas. No segundo, iremos abordar o ensino do Latim no Brasil, as Leis que proporcionaram uma significativa mudança desta Língua nas estruturas curriculares, analisaremos alguns manuais latinos antigos e atuais, que podem ter contribuído para a nova configuração do ensino dessa língua. E, no último tópico, investigaremos o impacto de todas essas reconfigurações educacionais, seja através dos manuais e/ou da LDB, de 1961, na estrutura dos cursos de Letras com habilitação em Língua Portuguesa da UFPB.

PALAVRAS-CHAVE: Letras; Matrizes Curriculares; Língua Latina.

Biografia do Autor

Michelle Bianca Santos Dantas, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, DEPARTAMENTO DE LETRAS

Josefa Caroline Xavier da Silva, EEEFM MARGARIDA DIAS

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

DANTAS, M. B. S.; DA SILVA, J. C. X. DESAFIOS DO ENSINO DO LATIM ONTEM E HOJE: HISTORICIDADE, MATERIAIS DIDÁTICOS E UMA ANÁLISE DO CURRICULUM NO CURSO DE LETRAS DA UFPB. InterteXto, Uberaba, v. 14, n. Especial, p. 166–190, 2021. DOI: 10.18554/it.v14iEspecial.5641. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5641. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS DOSSIÊ "Um panorama do estudo do latim no Brasil"