POTENCIALIDADES DO ESTUDO DO LATIM NA PERSPECTIVA DOS USOS LINGUÍSTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14iEspecial.5173

Palavras-chave:

Latim, Ensino, Gramática, Cultura

Resumo

São muito caros à Linguística Aplicada os conceitos de “língua morta”, “língua estrangeira” e “língua instrumental”. Este trabalho retoma esses conceitos na medida em que põe em xeque o ensino de latim, tal como é operado nos cursos de Letras em funcionamento no Brasil. Além da polarização acerca da denominação “língua morta”, tomam-se para discussão pontos que estão na pauta de uma abordagem mais cultural de uma língua clássica (neste caso, o latim), a saber: a) a possibilidade de deslocamento de uma abordagem normativa para uma abordagem interativa por meio da exploração dos memes em sala de aula; b) a possível reflexão advinda do cotejo entre as gramáticas (latina e portuguesa), com foco nas particularidades de formação dos plurais; c) a (re)construção dos percursos semânticos das palavras pela via da homonímia e da polissemia. Como se vê, essa pauta busca o deslocamento de um olhar menos engessado acerca do aprendizado do latim para operar uma mudança que enfoca uma gramática comunicativa, em linhas gerais, mais proveitosa aos aprendizes de língua latina.

Biografia do Autor

Carlos Gustavo Camillo Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutorando em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, universidade em que também obteve o título de mestre com bolsa de fomento a pesquisa do CNPq. Além disso, possui especialização em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português e em Língua Latina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Por fim, suas pesquisas são voltadas para a análise do discurso de refugiados hispano-americanos e de seus voluntários; interseção entre análise crítica do discurso e linguística cognitiva; polissemia nas construções lexicais do português brasileiro.

Felipe de Andrade Constancio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (início em 2019). Cursou Mestrado em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (conclusão em 2018), Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Latina pela UERJ (conclusão em 2020), Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Básico pelo Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II (conclusão em 2018), Pós-Graduação Lato Sensu em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Candido Mendes (conclusão em 2018), Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira pela UERJ (conclusão em 2016), Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa pela UERJ (conclusão em 2015) e Graduação em Letras pela UFRRJ (conclusão em 2013). É Professor de Língua Portuguesa (Nível D4) da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (atuação em turmas de Ensino Médio desde 2015) e do Município de Volta Redonda (atuação em turmas de Ensino Fundamental II a partir de 2020) e Tutor de Língua Portuguesa do CEDERJ (atuação em turmas de Pré-vestibular desde 2018). Áreas de interesse: sintaxe funcional, gramática de construções e usos linguísticos

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

CAMILLO PEREIRA, C. G.; DE ANDRADE CONSTANCIO, F. POTENCIALIDADES DO ESTUDO DO LATIM NA PERSPECTIVA DOS USOS LINGUÍSTICOS. InterteXto, Uberaba, v. 14, n. Especial, p. 04–19, 2021. DOI: 10.18554/it.v14iEspecial.5173. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5173. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DOSSIÊ "Um panorama do estudo do latim no Brasil"