QUESTÕES METODOLÓGICAS DE ENSINO DE LATIM MEDIADO POR FONTES PRIMÁRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Autores

  • Paulo Eduardo de Barros Veiga Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14iEspecial.5370

Palavras-chave:

Metodologia, Ensino de Latim, Fontes Primárias.

Resumo

A partir da experiência em sala de aula, sem dispensar uma bibliografia fundamental sobre o ensino do latim, principalmente à luz do pensamento de Alceu Dias Lima, propõe-se uma discussão de natureza metodológica que procure considerar um tratamento legítimo ao estudo da língua dos antigos romanos, sempre preocupado com as fontes primárias. Sob esse viés, tenta-se evitar, na medida do possível, artificialismos que possam distorcer o sentido principal de um curso de latim, qual seja, o acesso de estudantes brasileiros a textos escritos pelos antigos romanos, sem perder de vista a percepção poética e materna de língua. Dessa forma, procura-se evitar procedimentos metodológicos que acabem reduzindo o sistema gramatical da língua a uma inexaurível lista de metaplasmos, aumentando os muros entre o latim e o aluno, desconfiado de uma suposta natureza inoperante da língua, sob argumento da dificuldade ou do distanciamento temporal. Além de expor um relato de experiência em sala de aula, sugerem-se, neste artigo, exercícios metodológicos que permitem compreender o sistema de declinação latina, por exemplo, sem perder de vista as falas maternas, aquelas produzidas por antigos romanos há dois mil anos. Em síntese, expressa-se o desejo de promover o acesso do aluno ao latim clássico por meio de um ensino mediado por fontes primárias, que não se esqueça dos filósofos, oradores e poetas da antiguidade.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo de Barros Veiga, Universidade de São Paulo

Paulo Veiga é pós-doutorando do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa concedida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), sob supervisão do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi. Nesse momento, dedica-se ao estudo epistemológico de textos latinos da Idade Média sobre Teoria Musical. Fez o doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr), sob orientação do Prof. Dr. Márcio Thamos, com quem fez, também, o mestrado, na mesma faculdade. Neste período, recebeu apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e foi contemplado pelo Programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do governo canadense, tendo estudado na University of Winnipeg, província de Manitoba. No Doutorado, voltou-se ao estudo de Poética, Mitologia e Tradução, analisando hexâmetros de Ovídio sobre a Cosmogonia. No Mestrado, desenvolveu pesquisa acerca de Tradução e Crítica Literária, comparando versos de Virgílio e Ovídio sobre o mito de Orfeu e Eurídice. Possui graduação em Letras (Licenciatura e Bacharelado em Português e em Latim) também pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr). Durante a Iniciação Científica, produziu relatórios científicos sobre Ensino de Latim e Metodologia e sobre Poética e Tradução, com foco em língua e literatura latinas. Já foi professor do curso de Letras (Licenciatura em Português e em Inglês) do Centro Universitário Moura Lacerda (CML), unidade sede, e do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), onde também foi editor da Revista Vocábulo; ambos localizados em Ribeirão Preto (SP). Como experiência pessoal, viveu em Londres (Reino Unido), de 2011 a 2012, onde frequentou a instituição Princes College, voltada ao estudo da língua inglesa. Atualmente é sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e participa do Grupo de Pesquisa LINCEU - Visões da Antiguidade Clássica (cadastrado na base dos Grupos de Pesquisa/CNPq) e do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM). Quanto à produção artístico-musical, atua como violinista na USP Filarmônica (spalla) e na Oficina Experimental da USP, executando tanto obras do século XVII quanto obras contemporâneas.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

VEIGA, P. E. de B. QUESTÕES METODOLÓGICAS DE ENSINO DE LATIM MEDIADO POR FONTES PRIMÁRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. InterteXto, Uberaba, v. 14, n. Especial, p. 134–165, 2021. DOI: 10.18554/it.v14iEspecial.5370. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5370. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DOSSIÊ "Um panorama do estudo do latim no Brasil"

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