A PLURALIDADE CULTURAL COMO UM DOS TEMAS TRANSVERSAIS INSERIDOS NO ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v14i1.4791Palavras-chave:
temas transversais, pluralidade cultural, espanhol língua estrangeira (ELE), interdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Letras Português, Espanhol e Respectivas Literaturas da UNITINS, campus Araguatins e versa sobre A pluralidade cultural como um dos temas transversais inseridos no ensino de espanhol língua estrangeira (ELE). Os temas transversais compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs como algo complementar e não como disciplinas. No entanto, sua abordagem é imprescindível ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Um desses temas é a pluralidade cultural, que tem um papel muito importante para a sociedade. Para tratar disso no âmbito da língua espanhola, foi utilizada a pesquisa de cunho bibliográfico e para compor o referencial teórico, além dos PCNs (BRASIL, 1997, 1998), recorremos a autores como: Amiel (1997), Santos (2007) e Fazenda (2011). Ao realizar esta pesquisa, constatou-se que a interdisciplinaridade é o melhor meio de se trabalhar com os temas transversais, e que para que essa prática seja eficaz, é preciso que o professor tenha conhecimento dos PCNs e que planeje sua aula pensando em como abordar esses temas. Percebe-se, com esta pesquisa, que o trabalho com um elemento motivador no ensino de ELE na Educação Básica, como um filme, por exemplo, é uma excelente ferramenta para abordar a pluralidade cultural e evitar problemas decorrentes dela.
Referências
ADOROCINEMA. Festa no céu. (Filmes). Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-203878/>. Acesso em: 26 out. 2018.
AMIEL, A. Hannah Arendt: política e acontecimento. Sofia Mota (Trad.). Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
ARAÚJO, Denise Lino de. PCN DE LÍNGUA PORTUGUESA: HÁ MUDANÇAS DE PARADIGMA NO ENSINO DE LÍNGUA? REVISTA DE LETRAS. V. 1, N. 23 (2001). Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2200>. Acesso em: 13 de jul. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Brasília – DF, 1997.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua estrangeira (PCNs-LE). Brasília – DF, 1998.
CANTARELLI, Juliana Mezomo. GENRO, Maria Elly Herz. PROFESSORES E DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS E POTENCIALIZANDO CIDADANIA. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 280-297, Mai./Ago. 2016. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index>. Acesso em: 13 de jul. 2020.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. Efetividade ou ideologia. Loyola, 2011. Disponível em: <https://www.pucsp.br/gepi/downloads/PDF_LIVROS_INTEGRANTES_GEPI/livro_integracao_interdisciplinaridade.pdf>. Acesso em 25 set. 2018.
HOUAISS, Antônio. SALLES, Mauro de. Minidicionário Houaiss da língua Portuguesa. 4.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
LEÃO, Denise Maria Maciel. PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS DE EDUCAÇÃO: ESCOLA TRADICIONAL E ESCOLA CONSTRUTIVISTA. Cadernos de Pesquisa, nº 107, p. 187-206, julho/1999. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf>. Acesso em: 13 de jul. 2020.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. OS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS EM QUESTAO. Revista Educação & Realidade. 21 (1): 9;22. Jan./jun. 1996. Disponível: . Acesso em 13 de jul. 2020.
SANTOS, Vivaldo Paulo dos Santos. Interdisciplinaridade na sala de aula. Sociedade educativa. Consciência e Compromisso. São Paulo: Loyola, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/