A PLURALIDADE CULTURAL COMO UM DOS TEMAS TRANSVERSAIS INSERIDOS NO ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14i1.4791

Palavras-chave:

temas transversais, pluralidade cultural, espanhol língua estrangeira (ELE), interdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Letras Português, Espanhol e Respectivas Literaturas da UNITINS, campus Araguatins e versa sobre A pluralidade cultural como um dos temas transversais inseridos no ensino de espanhol língua estrangeira (ELE). Os temas transversais compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs como algo complementar e não como disciplinas. No entanto, sua abordagem é imprescindível ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Um desses temas é a pluralidade cultural, que tem um papel muito importante para a sociedade. Para tratar disso no âmbito da língua espanhola, foi utilizada a pesquisa de cunho bibliográfico e para compor o referencial teórico, além dos PCNs (BRASIL, 1997, 1998), recorremos a autores como: Amiel (1997), Santos (2007) e Fazenda (2011). Ao realizar esta pesquisa, constatou-se que a interdisciplinaridade é o melhor meio de se trabalhar com os temas transversais, e que para que essa prática seja eficaz, é preciso que o professor tenha conhecimento dos PCNs e que planeje sua aula pensando em como abordar esses temas. Percebe-se, com esta pesquisa, que o trabalho com um elemento motivador no ensino de ELE na Educação Básica, como um filme, por exemplo, é uma excelente ferramenta para abordar a pluralidade cultural e evitar problemas decorrentes dela.

Biografia do Autor

Tania Regina Martins Machado, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Pós-doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (Campus Araguaína); Doutora em Linguística – Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Mestre em Letras – Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Graduada em Letras-Espanhol pela UFSM; Professora da Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS, Campus de Araguatins -TO. E-mail: tania-mm@hotmail.com

Sebastião Matos Nogueira, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Licenciado em Letras Português, Espanhole Respectivas Literaturas pela UNITINS

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Publicado

2021-09-11

Como Citar

MACHADO, T. R. M.; NOGUEIRA, S. M. A PLURALIDADE CULTURAL COMO UM DOS TEMAS TRANSVERSAIS INSERIDOS NO ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE). Revista InterteXto, Uberaba, v. 14, n. 1, p. 203–220, 2021. DOI: 10.18554/it.v14i1.4791. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/4791. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (Temática: "Perspectivas sociolinguísticas sobre a língua espanhola”)