A PLURALIDADE CULTURAL COMO UM DOS TEMAS TRANSVERSAIS INSERIDOS NO ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14i1.4791

Palavras-chave:

temas transversais, pluralidade cultural, espanhol língua estrangeira (ELE), interdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Letras Português, Espanhol e Respectivas Literaturas da UNITINS, campus Araguatins e versa sobre A pluralidade cultural como um dos temas transversais inseridos no ensino de espanhol língua estrangeira (ELE). Os temas transversais compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs como algo complementar e não como disciplinas. No entanto, sua abordagem é imprescindível ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Um desses temas é a pluralidade cultural, que tem um papel muito importante para a sociedade. Para tratar disso no âmbito da língua espanhola, foi utilizada a pesquisa de cunho bibliográfico e para compor o referencial teórico, além dos PCNs (BRASIL, 1997, 1998), recorremos a autores como: Amiel (1997), Santos (2007) e Fazenda (2011). Ao realizar esta pesquisa, constatou-se que a interdisciplinaridade é o melhor meio de se trabalhar com os temas transversais, e que para que essa prática seja eficaz, é preciso que o professor tenha conhecimento dos PCNs e que planeje sua aula pensando em como abordar esses temas. Percebe-se, com esta pesquisa, que o trabalho com um elemento motivador no ensino de ELE na Educação Básica, como um filme, por exemplo, é uma excelente ferramenta para abordar a pluralidade cultural e evitar problemas decorrentes dela.

Biografia do Autor

Tania Regina Martins Machado, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Pós-doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (Campus Araguaína); Doutora em Linguística – Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Mestre em Letras – Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Graduada em Letras-Espanhol pela UFSM; Professora da Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS, Campus de Araguatins -TO. E-mail: tania-mm@hotmail.com

Sebastião Matos Nogueira, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Licenciado em Letras Português, Espanhole Respectivas Literaturas pela UNITINS

Referências

ADOROCINEMA. Festa no céu. (Filmes). Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-203878/>. Acesso em: 26 out. 2018.

AMIEL, A. Hannah Arendt: política e acontecimento. Sofia Mota (Trad.). Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

ARAÚJO, Denise Lino de. PCN DE LÍNGUA PORTUGUESA: HÁ MUDANÇAS DE PARADIGMA NO ENSINO DE LÍNGUA? REVISTA DE LETRAS. V. 1, N. 23 (2001). Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2200>. Acesso em: 13 de jul. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Brasília – DF, 1997.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua estrangeira (PCNs-LE). Brasília – DF, 1998.

CANTARELLI, Juliana Mezomo. GENRO, Maria Elly Herz. PROFESSORES E DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS E POTENCIALIZANDO CIDADANIA. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 280-297, Mai./Ago. 2016. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index>. Acesso em: 13 de jul. 2020.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. Efetividade ou ideologia. Loyola, 2011. Disponível em: <https://www.pucsp.br/gepi/downloads/PDF_LIVROS_INTEGRANTES_GEPI/livro_integracao_interdisciplinaridade.pdf>. Acesso em 25 set. 2018.

HOUAISS, Antônio. SALLES, Mauro de. Minidicionário Houaiss da língua Portuguesa. 4.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

LEÃO, Denise Maria Maciel. PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS DE EDUCAÇÃO: ESCOLA TRADICIONAL E ESCOLA CONSTRUTIVISTA. Cadernos de Pesquisa, nº 107, p. 187-206, julho/1999. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf>. Acesso em: 13 de jul. 2020.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. OS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS EM QUESTAO. Revista Educação & Realidade. 21 (1): 9;22. Jan./jun. 1996. Disponível: . Acesso em 13 de jul. 2020.

SANTOS, Vivaldo Paulo dos Santos. Interdisciplinaridade na sala de aula. Sociedade educativa. Consciência e Compromisso. São Paulo: Loyola, 2007.

Publicado

2021-09-11

Edição

Seção

ARTIGOS (Temática: "Perspectivas sociolinguísticas sobre a língua espanhola”)